O escritor Paul Auster disse: “Ficamos mais velhos, mas não mudamos. Tornamo-nos mais refinados, porém no fundo continuamos a ser como quando éramos pequenos, criaturas que esperam ansiosamente que lhes contem uma história, mais outra e mais outra”. E isto não podia ser mais verdade!
O ato de contar histórias é inerente ao ser humano. Desde o princípio da humanidade, o homem pintava as cavernas com figuras que, conjuntamente, formavam uma narrativa. As histórias estão presentes em rituais antigos que tentavam dar sentido e significado aos acontecimentos.
E até hoje, usamos histórias para assimilar as nossas emoções, explicar fenómenos e entendermo-nos a nós próprios.
Então, se todos gostamos de uma boa história, as marcas e empresas devem criar narrativas, mensagens autênticas que cativem as pessoas.
No marketing chama-se a isso de storytelling, que nada mais é do que a arte de contar histórias através de várias técnicas. E, tal como já vimos anteriormente, esta arte sempre esteve presente nas nossas vidas, mesmo sem darmos conta disso.
Quando temos a capacidade de contar uma boa história ultrapassamos o patamar do racional e do lógico e passamos para a esfera do emocional. E é aí que a magia acontece! A maioria das compras e escolha de marcas foge à lógica propriamente dita, é algo muito mais emocional e instintivo do que qualquer outra coisa.
O storytelling faz com que o cliente se identifique de tal maneira com os valores transmitidos que, para além de nunca esquecer a história, vai querer fazer parte dela. Isto resulta numa conexão poderosa entre as empresas e os seus clientes que, posteriormente, se transforma em lealdade e confiança, fundamentais para o sustento e crescimento de uma marca a longo prazo.
A estratégia de storytelling no Pinterest
Atualmente, o Pinterest recebe cerca de 478 milhões de utilizadores todos os meses, de acordo com a própria rede social. Os principais objetivos desses utilizadores são: a busca por novas ideias, a criação de listas de desejos e sobretudo, veem nesta plataforma uma forma de passar o seu tempo a consumir conteúdo de interesse.
O Pinterest é, essencialmente, uma plataforma de partilha de fotografias, e é aí que entra o storytelling: é possível contar uma história através de cada fotografia publicada.
Sendo que esta plataforma é sobretudo dedicada a inspirações e explicações para os utilizadores fazerem coisas com as próprias mãos (conhecido como DIY, do-it-yourself), é muito fácil que os Pins contem histórias por si mesmos.
Por exemplo, uma receita de culinária pode apenas apresentar uma imagem do prato final, mas se também estiverem incluídas fotografias dos ingredientes utilizados, a publicação irá contar toda a história do processo de confeção. Quando todo o processo é explicado num Pin do Pinterest, é contada uma história e é estabelecida uma conexão mais profunda do utilizador com a receita. Isto, ainda irá atrair mais o utilizador quando este sabe que tem esses ingredientes em sua casa e poderá, facilmente, replicar a receita.
De facto, é nas fotografias que encontramos cargas enormes de emoções, ao retratarem e eternizarem momentos especiais como mais nenhuma outra forma de storytelling é capaz de fazer. A fotografia, apesar de estática, conta um acontecimento e transmite um sentimento, um pensamento e muitas vezes até um cheiro, remetidos pela nossa memória afetiva.
Uma coisa é garantida: por mais louca, desinteressante ou inusitada que a tua história possa parecer, existe um público desejoso por a ouvir. Por isso, fotografa e tira o melhor partido do que o Pinterest tem para te oferecer!
Qual é a história que vais contar ao mundo?