O fim do ano é um dos períodos mais lucrativos para o comércio eletrónico.
De acordo com a NielsenIQ Bit, em 2021 o e-commerce faturou 4,5 bilhões de euros no período do Natal – o que representa um crescimento de 21% na comparação com o ano anterior. O período analisado foi entre 10 de dezembro a 24 de dezembro.
A categoria que teve mais compras foi a de moda e acessórios, com 20% do total.
Em termos de crescimento, os eletrodomésticos foram os produtos mais procurados, com 61% a mais de vendas.
Será que continuaremos a ver números de crescimento agora nestas campanhas de Natal em 2022?
Agora é a hora de focar todos os esforços nas suas campanhas de Natal, lembrando sempre que as pessoas já poderão ter começado a comprar antecipadamente os seus produtos ou serviços.
Então, o que fazer para vender no Natal e quando começar? Nós ajudamos!
Criamos uma lista de ações de marketing que o vão ajudar nas suas vendas online de natal.
Crie Landing Pages e pop-ups de saída para captar contactos
Um dos pontos iniciais para uma campanha de Natal que dê resultados é a geração de Leads. Comece no início de novembro todas as ações que prende realizar para o Natal, a maioria das pessoas começam a comprar em novembro.
Para começar, crie uma Landing Page específica de Natal para conseguir algumas informações importantes dos Leads e para enviar ofertas personalizadas.
Outra forma de converter os visitantes do seu site em Leads é com pop-ups. Coloque-os em páginas estratégicas, como a primeira do seu site e em algumas páginas de produtos, para captar os contactos das pessoas que estão online.
Ofereça sempre um benefício em troca do email para a Lead como:
- Portes grátis;
- Descontos;
Preparação de Email Marketing
De nada adianta ter atraído todas estas Leads se não se relacionar com os contactos!
O ideal é que um mês antes do Natal já tenha as estratégias planeadas de campanhas de email.
Prepare as segmentações, as ofertas, os calendários, os textos e todos os outros elementos para ter um bom email.
Página com campanha de Natal
Mais do que páginas com seleção de produtos, nessa época é interessante criar uma página dedicada às ofertas de Natal.
O grande benefício de criar essa página é fazer campanhas direcionadas para as suas melhores ofertas, aproveitando a temática da data. Além do mais, é uma página boa para ser promovida nas redes sociais, em campanhas de email e até mesmo campanhas pagas.
Sugestões de presentes de Natal
A dica é criar algumas páginas com sugestões de presentes.
Podem ser ideias para o amigo secreto do trabalho, para família, filhos, pais, amigos e outras opções que achar necessárias.
Pode também criar sugestões com base no que as pessoas mais gostam. Presentes para quem tem o perfil mais intelectual, para quem é caseiro, para quem gosta de viajar, para quem é atleta e assim por aí fora.
Investimento em conteúdo pago
Depois de criar páginas de ofertas e Landing Pages para capturar Leads, precisará de promover tudo isto que angariou.
Promova na Google campanhas de pesquisa. O segredo é ter uma campanha bem estruturada e com as palavras-chave certas.
Tenha também o cuidado de criar títulos e descrições apelativas. A avaliação do público é o mais importante, para que gaste bem o seu dinheiro. Não interessa chegar a toda a gente, interessa chegar a quem compra.
Ações nas redes sociais
Outro ponto fundamental é usar as redes sociais para promover as suas campanhas de Natal.
Aproveite a época para focar a estratégia destes canais, em vender e promover as suas ofertas.
O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder muito forte de viralização.
Use as redes sociais não só para venda, mas também para gerar tráfego e melhorar o relacionamento com o público.
Lista de desejos de Natal
Talvez seja muito cedo ainda para as pessoas fazerem as suas compras de Natal. Porém, pode incentivá-las já a ver presentes com uma lista de desejos!
Ofereça uma lista na sua loja virtual para que as pessoas sejam lembradas, assim que a data estiver a chegar.
E, além da lista de desejos, pode aproveitar e mandar ofertas semelhantes ou complementares ao que o cliente listou.
Clima de Natal na sua identidade visual
Muitas empresas mudam a identidade visual dos seus sites, como banners de natal e o uso de cores natalícias.
Tenha em mente que campanhas de Natal criativas são aquelas que emocionam. A data por si só já carrega essa característica: o Natal é o momento em que muitas pessoas param para refletir e serem solidárias umas com as outras.
Também é a principal data para reunir a família. A “magia” do Natal – somada com as férias coletivas que muitas empresas e instituições oferecem – faz com que essa seja uma data muito especial para reencontrar a família.
Ao planear as suas campanhas de Natal, pense nas pessoas. Faça algo que sensibilize, que emocione, que toque, enfim, que desperte o amor e a compaixão! É isso que procuramos no Natal.