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“O comércio físico e digital podem complementar-se”

A Tectank é uma empresa que desenvolve softwares para várias atividades económicas, mas sobretudo com o foco no e-commerce e a sua respetiva evolução. Pedro Roque e Pedro Pereira são os sócios desta empresa que pretende diferenciar-se das restantes por ter uma equipa pronta a falar uma linguagem menos técnica – acessível a quem não está tão familiarizado com a tecnologia – e que consegue resolver os problemas apresentados com soluções que impactam diretamente a operação do cliente.

Por Sara Freixo – 18 de Março, 2022 em Revista Valor Magazine

A Tectank aposta nas áreas de desenvolvimento e suporte, mas realça que o suporte é a área com mais lacunas deste setor. Quais as lacunas existentes e como se propõe a Tectank ajudar a solucioná-las?

As principais lacunas são espera excessiva; abuso dos termos técnicos; agir de forma mecânica; falta de registo histórico do cliente; resolver o problema, mas não a sua origem; alinhamento com foco técnico ao invés de foco nos objetivos do negócio do cliente. A
Tectank atua estabelecendo prioridades mediante os objetivos de cada negócio, ou seja, priorizamos as resoluções com impacto direto na operação de cada cliente, formamos a equipa de forma a falar a mesma linguagem do cliente “normal”, que não tem conhecimento técnico, de forma a poder diagnosticar e resolver de forma célere e eficaz qualquer desafio.

Quais os serviços digitais que prestam a quem vos procura?

Todos os serviços relativos ao e-commerce, desde o seu desenvolvimento, lançamento, promoção e consultoria, desenvolvimento de software à medida, digitalização de empresas e processos, aplicações web, marketing digital, gestão, suporte técnico, entre outros.

A área de e-commerce distingue-se das restantes, nas propostas da Tectank. Quais as soluções que existem que gostaria de destacar e como se caracterizam?

Sim, verdade. Como sabemos, a área de e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos anos, sendo que rapidamente os empreendedores que investem nessa área se deparam com dois desafios: suporte técnico e promoção digital. Muitos optaram por contratar recursos internos para poder seguir com os seus negócios, sendo uma solução dispendiosa e
habitualmente limitada, enquanto outros contrataram serviços externos de TI e marketing
digital, a empresas distintas, sendo uma solução operacionalmente complexa e tendencialmente ineficiente, pois as duas áreas estão muitas vezes dependentes uma da outra. Para resolver este problema, a Tectank criou a solução GESTANK, de forma que o dono do negócio se ocupe apenas do seu negócio, pois todo o suporte técnico digital e promoção são realizados pela nossa equipa. Tudo isto por um valor inferior a um colaborador interno de
salário baixo.

Quais as dificuldades que as empresas tecnológicas nacionais enfrentam, aquando da sua chegada ao universo do comércio digital?

Uma das maiores dificuldades para as empresas portuguesas continua a ser o desafio de manter talento. Principalmente devido ao aumento do teletrabalho, o número de programadores nacionais a ser recrutado por grandes multinacionais aumentou consideravelmente. No entanto, magia dos negócios digitais é exatamente a possibilidade de competir num mercado global e, como já assistimos várias vezes, “o David pode superar o Golias”.

Portugal é um país com um mercado onde o e-commerce pode vir a ser o principal meio de comércio para a população? Ou a tradição das lojas físicas manter-se-á?

Na minha opinião, uma loja física é uma porta aberta para uma localidade, uma loja online é uma porta aberta para o mundo, mas são, certamente, experiências diferentes para o cliente, muitas vezes até complementares. Muito provavelmente as lojas físicas manter-se-ão, mas grande parte delas com extensões online mais poderosas e abrangentes.

Como prevê a Tectank evoluir, a curto/médio prazo?

Pretendemos avançar para a criação de soluções digitais que permitam às PME’s facilitar a sua
operação diária e aumentar exponencialmente as suas vendas. Estamos a finalizar neste momento uma solução para PME’s onde o controlo da operação diária, recursos humanos, vendas e marketing digital estará à distância de dois cliques. Esta solução terá versões diferentes para cinco setores bastante relevantes na nossa economia.

Entrevista dada pelos sócios e fundadores da Tectank à revista Valor Magazine. (Link para a entrevista)

Segue-nos

“O comércio físico e digital podem complementar-se”

A Tectank é uma empresa que desenvolve softwares para várias atividades económicas, mas sobretudo com o foco no e-commerce e a sua respetiva evolução. Pedro Roque e Pedro Pereira são os sócios desta empresa que pretende diferenciar-se das restantes por ter uma equipa pronta a falar uma linguagem menos técnica – acessível a quem não está tão familiarizado com a tecnologia – e que consegue resolver os problemas apresentados com soluções que impactam diretamente a operação do cliente.

Por Sara Freixo – 18 de Março, 2022 em Revista Valor Magazine

A Tectank aposta nas áreas de desenvolvimento e suporte, mas realça que o suporte é a área com mais lacunas deste setor. Quais as lacunas existentes e como se propõe a Tectank ajudar a solucioná-las?

As principais lacunas são espera excessiva; abuso dos termos técnicos; agir de forma mecânica; falta de registo histórico do cliente; resolver o problema, mas não a sua origem; alinhamento com foco técnico ao invés de foco nos objetivos do negócio do cliente. A
Tectank atua estabelecendo prioridades mediante os objetivos de cada negócio, ou seja, priorizamos as resoluções com impacto direto na operação de cada cliente, formamos a equipa de forma a falar a mesma linguagem do cliente “normal”, que não tem conhecimento técnico, de forma a poder diagnosticar e resolver de forma célere e eficaz qualquer desafio.

Quais os serviços digitais que prestam a quem vos procura?

Todos os serviços relativos ao e-commerce, desde o seu desenvolvimento, lançamento, promoção e consultoria, desenvolvimento de software à medida, digitalização de empresas e processos, aplicações web, marketing digital, gestão, suporte técnico, entre outros.

A área de e-commerce distingue-se das restantes, nas propostas da Tectank. Quais as soluções que existem que gostaria de destacar e como se caracterizam?

Sim, verdade. Como sabemos, a área de e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos anos, sendo que rapidamente os empreendedores que investem nessa área se deparam com dois desafios: suporte técnico e promoção digital. Muitos optaram por contratar recursos internos para poder seguir com os seus negócios, sendo uma solução dispendiosa e
habitualmente limitada, enquanto outros contrataram serviços externos de TI e marketing
digital, a empresas distintas, sendo uma solução operacionalmente complexa e tendencialmente ineficiente, pois as duas áreas estão muitas vezes dependentes uma da outra. Para resolver este problema, a Tectank criou a solução GESTANK, de forma que o dono do negócio se ocupe apenas do seu negócio, pois todo o suporte técnico digital e promoção são realizados pela nossa equipa. Tudo isto por um valor inferior a um colaborador interno de
salário baixo.

Quais as dificuldades que as empresas tecnológicas nacionais enfrentam, aquando da sua chegada ao universo do comércio digital?

Uma das maiores dificuldades para as empresas portuguesas continua a ser o desafio de manter talento. Principalmente devido ao aumento do teletrabalho, o número de programadores nacionais a ser recrutado por grandes multinacionais aumentou consideravelmente. No entanto, magia dos negócios digitais é exatamente a possibilidade de competir num mercado global e, como já assistimos várias vezes, “o David pode superar o Golias”.

Portugal é um país com um mercado onde o e-commerce pode vir a ser o principal meio de comércio para a população? Ou a tradição das lojas físicas manter-se-á?

Na minha opinião, uma loja física é uma porta aberta para uma localidade, uma loja online é uma porta aberta para o mundo, mas são, certamente, experiências diferentes para o cliente, muitas vezes até complementares. Muito provavelmente as lojas físicas manter-se-ão, mas grande parte delas com extensões online mais poderosas e abrangentes.

Como prevê a Tectank evoluir, a curto/médio prazo?

Pretendemos avançar para a criação de soluções digitais que permitam às PME’s facilitar a sua
operação diária e aumentar exponencialmente as suas vendas. Estamos a finalizar neste momento uma solução para PME’s onde o controlo da operação diária, recursos humanos, vendas e marketing digital estará à distância de dois cliques. Esta solução terá versões diferentes para cinco setores bastante relevantes na nossa economia.

Entrevista dada pelos sócios e fundadores da Tectank à revista Valor Magazine. (Link para a entrevista)

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