Skip to content
Menu

A Importância de Realizar Testes A/B no E-mail Marketing

Sabia que, hoje-em-dia, o e-mail marketing é um dos canais mais importantes de uma loja online? 

Para além de ser um canal de comunicação relativamente acessível em termos monetários, fornece ainda a possibilidade de ser diretamente relacionado com os seus clientes através de lançamentos de campanhas ou produtos, divulgação de eventos, newsletters, entre muitas outras opções.

O que são Testes A/B?

Os Testes A/B são testes que realizam comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir qual variável gera as melhores respostas. Por exemplo, pode testar dois formatos de landing page para determinar qual delas gera a maior taxa de conversão.

Estes testes eliminam a necessidade de fazer suposições e permitem-lhe tomar decisões baseadas em números, de modo a diminuir a hipótese de, no futuro, a sua decisão resultar em falhas.

A importância dos Testes A/B no E-mail Marketing

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de medir o resultado de cada ação da sua estratégia, e assim entender o que realmente resulta ou não, para no futuro repetir ou encontrar formas de melhorar.

A maneira mais eficiente de aperfeiçoar a sua estratégia de marketing e focar-se no seu objetivo é a realizar esse tipo de testes pois, através dos mesmos pode fazer variações da sua campanha mudando apenas uma variável e, no final, avaliar a que gerou melhores resultados.

No e-mail marketing, estes testes são um processo bastante simples de realizar. Basta enviar um e-mail para uma amostra da sua lista de contactos com duas versões diferentes em que, de uma para a outra, apenas se altera uma variável. Em seguida, a campanha que obtiver melhores resultados será enviada para os restantes subscritores.

Os testes A/B são uma excelente estratégia para conhecer melhor os seus clientes e aumentar as vendas da sua loja online.

Mariana Araújo