Skip to content
Menu

7 passos para colocar um negócio online

Muitas vezes, quando queremos iniciar um negócio online, podemos pensar que será apenas ter o produto e desenvolver a loja.

Os 7 passos que apresentamos em seguida, ajudam o empreendedor a compreender melhor o processo na sua globalidade e tomar as melhores decisões aquando da escolha do parceiro ideal para esta viagem.

7 Passos para colocar o seu negócio online:

1- Escolha os produtos que quer vender online

A escolha dos produtos e a quem se destinam é o primeiro passo desta viagem, pois a escolha do nicho de mercado a “apostar”, ajudará muito a definir muitas ações estratégicas num futuro próximo.

2- Escolha o domínio certo

Deve escolher um domínio fácil de pronunciar e que lembre o que está a vender. Preste atenção para não fazer lembrar outras marcas já existentes no mercado pois pode criar alguma confusão no consumidor.

3- Construa a sua loja online

Escolha o parceiro certo, que o guie no caminho certo para ter uma loja responsiva e com bom alcance orgânico, onde comprar seja fácil, rápido e intuitivo. O desenvolvimento de um backoffice simples para gerir as operações também é fundamental ter em conta na construção da sua loja, pois poupar-lhe-á muito tempo no dia a dia do seu negócio.

4- Defina os parceiros para receber pagamentos

Celebre acordos com as plataformas mais seguras e abrangentes que existem no mercado, cria confiança ao consumidor e ao empreendedor.

5- Defina os parceiros para entrega dos produtos

Esta parceria pode ser muito importante para o sucesso do seu negócio online, pois o consumidor valoriza uma entrega rápida e um produto em excelentes condições.

6- Promova a loja online

Como? Otimizando SEO, criando conteúdos, criando dinâmica comercial online, gerindo e otimizando as redes sociais, email marketing, Google ads, blog…use de forma dinâmica todas as ferramentas disponíveis.

7- Faça o seu negócio crescer

Tenha bons produtos, bons preços, entregue no dia prometido, mantenha a relação pós-venda com o seu cliente. 

Gira de forma eficiente e comercialmente dinâmica o seu inventário. 

Analise frequentemente os seus dados, pois uma correta análise de dados, permite decisões estratégicas a curto, médio e longo prazo que farão o seu negócio crescer exponencialmente.

Em suma, todo o empreendedor online, deve assegurar interna ou externamente, apoio eficaz na área tecnológica e no marketing digital, para aumentar as probabilidades de sucesso. Para um apoio global nas duas áreas que apoie o empreendedor em todos os pontos dos 7 passos, sugerimos o serviço Gestank da Tectank, pois permite-lhe preocupar-se apenas com a operação do seu negócio.

Pedro Roque